segunda-feira, 30 de junho de 2008

Intercâmbio Culinário: História de Cozinha Rancho à Moda do Minho





Meu primeiro desafio, dado pela querida Ameixinha de Portugal!

Não é só de Bacalhau que é feita a culinária Portuguesa e para provar isso, ela mandou um prato totalmente especial chamado Rancho à Moda do Minho.







No sábado, dia 21 de junho decidi preparar o meu desafio.
Fui para o mercado, comprei os ingredientes necessários e em casa comuniquei a querida Ameixinha que faria o desafio naquele dia.



Ela escreveu que era 17h em Portugal e já estava na hora do chá.


Bem, aqui era 13h e tinha acabado de tomar café hehehehe


Em pleno sábado temos direito de acordar tarde


;o)


Primeiro fiz a sobremesa (receita minha, que será publicada nas próximas postagens), já que um prato especial merecia um acompanhamento especial.

Depois iniciei o meu desafio:

Cortei a cebola, a carne, a batata, alho e o bacon (toucinho), peguei uma panela e coloquei-a ao fogo, comecei a cozinhar primeiro os temperos, bacon e em seguida a carne.
Adicionei as batatas e a água para cozimento.Corri para computador e mandei a seguinte mensagem para Ameixinha "o cheiro está muito bom".
Passou 5 minutos, coloquei o macarrão pensando que não daria certo, se não seria melhor fazer separado...

Resisti e segui o modo de preparo a risca.

Não é que deu certo!
:o)
Por final, coloquei o grão de bico (comprei em conservas pronto) e o salame italiano.

Deixei alguns minutos para pegar sabor e desliguei.

Fiz tudo em pequenas quantidades, para apenas um prato (cliente vip não gosta de grão de bico), mesmo assim, sobrou para um segundo prato que ficou para o meu almoço no outro dia.

As minhas modificações:

No Brasil tem carne de vitela, porém, é uma carne difícil de achar, muito cara e não tão boa qualidade como na Europa, dizem que aqui não utiliza a idade correta para abater, por isso não tem o sabor da carne vendida por lá. Acabei fazendo apenas com carne de boi.

Outra modificação foi o chouriço de sangue.

Lembro quando criança, comer com a minha mãe (que é apaixonada por chouriço) e não gostar.Achei o gosto muito forte. Tentei experimentar novamente e acabei passando mal.

Então, para não correr risco de ir para o hospital, utilizei o salame italiano no lugar.

Não sabia a diferença da páprica e colorau. Ao invés de pesquisar e por falta de comunicação, acabei comprando o colorau brasileiro que é totalmente diferente da páprica (aqui no Brasil), apesar de ter o mesmo principio.

A páprica é uma especiaria resultante do pimentão-doce depois de seco e moído e o colorau ou colorífico é um corante vermelho, obtido de fontes naturais do arilo que contém as sementes do urucu (na língua Tupi translitarado significa vermelho, usado pelos índios brasileiros e peruanos para pintura de pele, para proteger contra o sol, picada de insetos e também para o simbolismo de agradecimento aos deuses pelas colheitas, pesca ou saúde do povo. Mas cuidado, ao passar urucu na pele ao longo do tempo, a pele passa a ter uma tonalidade avermelhada constante e definitiva, isso acontece pois os poros se entopem de urucu e não conseguem mais eliminá-los).

Tirei algumas fotos e mandei mensagens para Ameixa e para Axly avisando-as que estava dando as minhas primeiras garfadas.

Só que não contei o principal: se tinha gostado.

Ficou para esta postagem:




Adoreiiiii!!!

Ficava aqui suspirando e deliciando com o sabor de cada garfada.

Achei bem "pesado", não faria no jantar (ou será que comi demais?!) hehehe é a mesma sensação de comer uma feijoada no dia de sábado.

Para acompanhar, uma taça de suco de lima fresquinho.

Ameixinha, o cliente vip não participou do processo.







Rancho à Moda do Minho

Ingredientes

350 g de grão (de bico)
4 batatas grandes (usei duas pequenas)
120g de macarrão (coloquei pouco, não medi)
250g de mão de vitela (pode substituir por outra carne ao teu agrado - não usei)
250g de toucinho (usei 25 gr)
250g de chouriço de sangue (ou outro - usei o salame italiano)
250g de carne de vaca para cozer (usei 100 g)
1 colher de sobremesa de colorau (páprica - usei o colorau brasileiro)
1 colher de sobremesa de banha (não usei, usei óleo)
2dl de azeite
2 cebolas (1 unidade)
sal
pimenta


Modo de fazer
Depois de bem demolhado coze-se o grão com as carnes em água suficiente, temperada com sal e pimenta. Entretanto faz-se um refogado com a banha, o azeite e as cebolas picadas. Depois das carnes cozidas, retiram-se e cortam-se em pedaços pequeninos. Juntam-se novamente ao grão, assim como o refogado, as batatas cortadas em bocados pequenos e o macarrão. Rectificam-se os temperos. Serve-se quente. A consistência deve ser, preferencialmente, de forma a manter uma colher de pau em pé.