sábado, 25 de outubro de 2008

Chiquinhos


A proposta é muito interessante e me despertou de imediato o interesse. O Intercâmbio culinário entre Brasil e Portugal é uma experiência boa demais da conta. Tive o prazer de ter a Filipa como minha parceira neste intercâmbio, uma fofa. Fiz o convite e ela aceitou carinhosamente ..... Foram vários e-mails, receitas, conversas, até chegarmos à nossa primeira receita do intercâmbio. No início fiz a maior confusão e quase que fiz uma receita salgada ... eu e minhas atrapalhadas. A querida Filipa sugeriu algumas receitas doces mas foram os "Chiquinhos" que me chamaram a atenção. O nome é lindo, ficam mimosos, cremosos e lembram ligeiramente nosso quindim brasileiro. Hoje comi um....alguns na verdade com uma chávena de chá de capim limão.....deliciosos. Adorei essa troca de receitas com minha parceira do Intercâmbio culinário ..... obrigada a Ameixinha que foi super paciente e uma fofa conosco. Os chiquinhos estão aprovadíssimos ..... adoramos. E vamos aos Chiquinhos .....



chiquinhos



- 250 ml de água



- 500 g de açúcar



- 100 g de farinha de trigo



-50 ml de leite



- 3 gemas



- 5 ovos inteiros



- manteiga para untar as forminhas




1- Ferva a água com a açúcar durante 5 minutos e reserve.



2 - Desfaça a farinha no leite frio, junte as gemas e os ovos inteiros e, a seguir, a calda inicial. Misture bem.



3 - Coloque em forminhas de alumínio untadas (usei forminhas para muffin) e deixe cozer a uma temperatura de 170°C , durante cerca de 25 minutos. Se preferir, colocar as formas de papel frisado dentro das formas de metal, preencher com o creme e levar ao forno.



4 - Espere esfriar e desenforme os bolinhos. Coloque em forminhas de papel frisado.