quarta-feira, 30 de julho de 2008

Leite de Creme da Risonha




Estou muito feliz em poder participar deste evento culinário Brasil-Portugal.
E é uma honra preparar uma receita típica portuguesa, e principalmente típica da família da Risonha, minha parceirinha nesta ‘empreitada’!
Foi a sobremesa para um almoço especial em família.
Segui timtim por timtim as orientações da Risonha.
Ela me disse que o doce normalmente é servido coberto com açúcar queimado; eventualmente é coberto com canela - a filhota dela prefere assim, com canela!
Preferi fazer então com o açúcar queimado; mas, como não tenho o ferro típico para queimar o açúcar, fiz com o maçarico de cozinha.
Ah, outro lembrete: quando a gastronomia portuguesa pede ‘limão’ em uma receita, é o limão amarelo, que nós brasileiros chamamos de limão siciliano, OK!
E mais uma coisa: aguarde o doce esfriar. Um pouquinho antes de servir, polvilhe o açúcar e queime, para ficar com a casquinha do açúcar queimado crocante. Se fizer com muita antecedência, irá se dissolver, ficando só o ‘caramelo’ por cima do creme, OK!


1l de leite
5 colheres (sopa) bem cheias de farinha de trigo
8 colheres (sopa) de açúcar
3 gemas
casca de limão
1 colher (sopa) de manteiga derretida
1 pitada de sal

Bate-se tudo muito bem com a vara de arames, tendo o cuidado de que a farinha fique bem desfeita e sem grumos.
Vai a lume brando, mexendo sempre até engrossar.
Retira-se a casca do limão, coloca-se em taças ou travessas e decora-se com canela em pó ou polvilha-se com açúcar e queima-se com um ferro em brasa (o típico é com o açúcar queimado).