domingo, 14 de setembro de 2008

Sopa de Tomates com Ovos e Chouriço no Intercâmbio Culinário


As meninas do Intercâmbio Culinário gentilmente me convidaram para participar deste delicioso projeto. O objetivo é aproximar as amigas do Brasil e de Portugal, onde cada uma testa e experimenta as receitas do outro país.

Criativo, não é mesmo? Além de fazermos novas amizades, podemos experimentar pratos totalmente desconhecidos do nosso dia-a-dia, ampliando assim as possibilidades do nosso cardápio. Eu adorei a idéia, pois vivo a procura de novas sugestões.


A Parceria

Me candidatei a participar, mas sem ter um par. E eis que surgiu a simpática Ana do No Céu da Boca, também a procura de uma companheira. Trocamos alguns e-mails, dentre os quais ela me passou três sugestões. Eu fui mais exagerada, enviei seis sugestões para ela. Bem, ela não reclamou.

A Receita

Depois de muito pensar qual receita faria, resolvi optar pela Sopa de Tomates com Ovos e Chouriço, já que aqui em casa apreciamos muito sopas, ainda que estejamos no verão.

Quando faço uma receita nova sempre me sinto um pouco insegura e não queria fazer muito feio. Embora as outras receitas não fossem complicadas, a sopa me pareceu adequada para uma primeira experiência no Intercâmbio.

A receita é dos chefes José Henriques e Artur Garrido do Restaurante Alqueva - Pechão - Olhão. Eu traduzi para o Português do Brasil.

Ingredientes:

50 g de toucinho
50 g de chouriço
200 g de pão
1 pimentão
4 tomates maduros
1 cebola
150 g de batatas em rodelas
4 ovos

20 ml de azeite

Modo de Preparar:

Fritar o toucinho e o chouriço no azeite. Remover da panela. Colocar na mesma panela a cebola e refogar até ficar douradinha. Juntar o pimentão e os tomates e deixar cozinhar em fogo baixo.
Acrescentar água que seja suficiente para 4 pessoas, as batatas e deixar cozinhar. Acrescentar os ovos (ovos escalfados).
Enquanto a sopa vai cozinhando, colocar
o pão amanhecido, cortado em fatias, no fundo de uma sopeira. Quando a sopa estiver pronta colocar na sopeira sobre os pães e servir.

Rendimento: 4 pessoas


Me preparando para a receita

Como sou muito organizada, no dia de fazer a sopa, separei todos os ingredientes que comporiam a receita. Os ingredientes que utilizei fazem parte da minha dispensa do dia-a-dia, então, não foi díficil ter tudo a mão. Só o pão que comprei um dia antes, a fim de que estivesse amanhecido como deve ser.


A receita, como podem ver acima, não especifica alguns detalhes, então fiz como eu achei que seria adequado. A princípio, a única dúvida que tive foi o que seriam ovos escalfados. Dai googlei e descobri que ovos escalfados são ovos poche. Muito bem, mistério resolvido!

Eu quiz executar a receita o mais fielmente possível, tentando não alterar muita coisa para ter uma idéia do sabor aproximado da sopa.

Analisando a lista de ingredientes, fiz o seguinte:

Não encontrei o toucinho no supermercado onde faço as compras, então substitui por lingüiça de peru defumado. O chouriço encontrei, mas como se trata de um tipo de lingüiça de porco, substitui por outra que já tinha em casa que também é de porco.

Como pão utilizei um pão branco cubano.

A cor do pimentão não é especificada na receita, então utilizei o verde e um pouco menos de uma unidade picado.

Eu tinha tomates que não tem muito caldo, então substitui os indicados na receita por uma lata de tomates picados.

Em vez de água, utilizei caldo de frango.

As batatas usei as de casca rosa, que são as que mais utilizo normalmente.

Os ovos utilizei de tamanho grande.

O azeite utilizei o de oliva extra virgem.

Por conta acrescentei sal e pimenta-do-reino.


Execução da Receita

Deu aquele friozinho na barriga, mas foi só por um minuto. Queria aprontar logo tudo, a fim de experimentar a sopa!


Sopa cozinhando, logo após acrescentar os ovos

Escolhi uma panela grande e funda. Coloquei um fio de óleo e as carnes para fritarem até ficarem douradinhas. Removi e reservei para outro fim.

Na mesma panela, coloquei a cebola para fritar até dourar. Depois acrescentei o pimentão e a lata de tomates picados, o caldo de frango e as batatas. Temperei com sal e pimenta deixei cozinhar em fogo baixo.

Quando as batatas estavam macias, quebrei, um a um os ovos, e coloquei na sopa. Assim que cozinharam, desliguei o fogo, retifiquei os temperos e a sopa estava pronta para servir!

Eu não tenho uma sopeira, então coloquei as fatias de pão nas tigelas a serem servidas e por cima a sopa fumegante. E finalmente, degustamos a nossa sopinha portuguesa!


♪♪ Esta é uma casa portuguesa com certeza! ♪♪

Na minha fantasia, fiz de conta que estávamos numa taverna ou algo assim, num dia bem frio, quando uma sopinha é sempre muito bem-vinda. Ao fundo, uma música tradicional alegrando o ambiente, um vinho bem gostoso e nós, lá no meio perdidos, usufruindo deste momento simples e feliz...



Impressões


Nós gostamos muito da sopa e pretendo repetí-la outras vezes, pois é saborosa e nutritiva, praticamente um prato completo. É mais uma receitinha gostosa para acrescentar ao nosso repertório.

Eu mudaria apenas o seguinte para a próxima vez que fizer:

Não colocaria o pimentão, pois acho muito picante para uma sopa, prefiro sem.

Utilizaria apenas a metade de uma lata de tomates picados e mais caldo de galinha. Achamos que ficou muito tomate.

Cortaria as batatas em cubos, pois é mais fácil para se comer cortada neste formato.


Agradecimentos

Agradeço às meninas e à querida Ana que me ofereceram esta oportunidade tão interessante e criativa. Eu gostei muito de participar do evento e estimulo todas as amigas a participarem também. Vale a pena!