quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Bife à portuguesa




Acho que nunca falei aqui, mas sou descendentes de portugueses, motivo pelo qual tenho grande vontade de conhecer este país tão maravilhoso. Infelizmente, ainda não consegui conhecer a Europa, mas, com toda a certeza Portugal estará na lista da primeira viagem, como Deus é mais, agora tem voô direto de Brasília para Lisboa, o único país na Europa, quase todos os brasililienses, portanto, fazem uma parada na querida capital lusitana.
No espírito dos ancestrais resolvi participar do Intercâmbio Culinário entre Brasil e Portugal, magistralmente comandado pelas minhas amigas queridas, e conhecidas de todas nós blogueiras: Ameixinha, Nana e Axly. Meninas lindas, parabéns, esta idéia é iluminada!



Olha o banner lindo que elas fizeram com meu nome e o do blog, cheio de pimentas, como eu, pimentinha que só...kkkk...

Caso vocês possam participar, não titubeiem, go, go, go....é muito gratificante, não vão se arrepender.
Antes de ser blogueira, só pude conviver com três portugueses, além do meu avô, todos super amáveis, mas não imaginava, como os foodblogs puderam me confirmar, o quanto são maravilhosos, talentosos, doces e amáveis, como se importam com a culinária e com suas tradições.
Deixo aqui a minha homengem a vocês queridos portugueses, e me aguardem, um dia vou aí conhecer esta terra linda.
Para minha parceira foi indicada a fôfa Margarida do Figo Lampo, que é muito talentosa (de novo, não tenho culpa, ela é mesmo), doce, alegre, elegante e inteligente. Bj grande querida.
Ela já saiu na frente e já postou uma das minhas receitas, um bolinho de milho e goiabada que ficou lindo demais. Arrasou parceira. Olha o banner dela também.

Simplesmente adorei tê-la como parceira, ela me encaminhou mais duas receitas que farei no futuro, para este desafio escolhi um prato que não conhecia e cujo nome e ingredientes resume a minha decisão. Segue receita abaixo:

Bife à portuguesa
Ingredientes
1 bife da vazia (filé)
3 ou 4 dentes de alho
2dl azeite
1 folha de louro
1 fatia de presunto
1 dl de vinho branco
2 batatas fritas às rodelas
vinagre a gosto
Preparação:
Temperar o bife só com sal. (coloquei pimenta do reino)
Numa frigideira de barro aquecer o azeite com os alhos e o louro.
Quando o azeite estiver bem quente, colocar o bife deixando fritar a gosto.
Colocar a fatia de presunto em cima do bife.
Colocar as batatas em rodelas em volta do bife.
Regar o bife com o vinho branco e algumas gotas de vinagre, e tapar, deixando ferver durante 30 segundos.
Servir de imediato.
A mudança que fiz foi a forma de preparo, pois não tenho panela de barro, e também não somos chegados em frituras, então fritei apenas com uma colherzinha de óleo e cozinhei em panela comum. As batatas fiz à parte, cozinhei com casca por 10 minutos e levei ao forno por mais uns 10 minutos em fogo alto para gratinar, com um fio de azeite e sal, em fatias grossas, sem tirar as cascas. Fiz uma caminha no prato e coloquei o bife com presunto por cima. Claro que dobrei a receita.
Ficou ótimo, gostamos. Obrigada Margarida.