quarta-feira, 30 de julho de 2008

Pudim de Tapioca - Fotos e Histórias


Lembram-se da iniciativa de Intercâmbio Culinário entre blogueiras de Portugal e Brasil, certo?E também se lembram que eu participei nessa iniciativa com a minha querida Laurinha?Postei a minha participação aqui e a receita que escolhi foi um pudim de tapioca, que ficou uma coisa fantástica.Eu falei com a Laurinha, trocámos vários mails e o meu maior pavor era que os pudins feitos no forno, em banho-maria, nunca me saem bem: ou não cozem o suficiente, ou cozem demais, ou desmancham ao desenformar, etc....Mas com esta receita da Laurinha venci todos os medos e traumas dos pudins feitos no forno.A receita é fantástica, super simples e não tem margem de erro - fica um "pudinzão" enorme, delicioso. Cá em casa toda a gente gostou e ainda dei a prova aos vizinhos que também apreciaram muito.Relembro novamente a receita e desta vez publico as fotos, tal como combinado com as organizadoras desta iniciativa.Aproveito também para dedicar esta receita ao meu vizinho e amigo Joel que festeja hoje mais um aniversário - parabéns vizinho!!!
CALDA:
3,5 xícaras de açucar granulado (475gr)
1,5 xícara (chá) de água (300ml)
1 xícara (chá) de água para afinar a calda (200ml)
Ferva o açucar com a primeira parte da água até obter ponto de caramelo.Junte a outra xícara de água e deixe ferver até afinar a calda.Coloque a calda na forma, em quantidade suficiente para caramelizá-la. Reserve o restante para servir à parte.
PUDIM:
1 xícara (chá) de tapioca (160gr)
1 litro de leite morno
2 xícaras (chá) de açucar branco refinado (320gr)
6 ovos ligeiramente batidos (360gr)
1 pacote de côco ralado (100gr)
1 colher (sopa) cheia de manteiga amolecida (cerca de 48gr)
Deixe a tapioca de molho no leite por 12 horas, na geladeira.Junte o açucar, os ovos, o côco ralado e a manteiga. Misture bem e despeje na forma caramelada. Asse no forno pré-aquecido (200º), em banho-maria (ponha um pano na forma do banho-maria, para a forma do pudim não ficar batendo e estragando as formas...) por cerca de 1 hora e 2o minutos.Desenforme morno e sirva gelado com a calda reservada à parte.

Nota: adorei participar neste intercâmbio, acho que iniciativas deste género são sempre de louvar. Aprende-se muita coisa, há uma troca de mails muito engraçada e sempre se fica a conhecer "in loco" mais um pouco de outras gastronomias.E agora digam lá se o meu pudim não ficou lindo???????