quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Minha nova participação do blog Intercâmbio Culinário e agora vou de Brás!



Conheci a Cenourita do blog A Tasca da Cenourita , graças as suas histórias cómicas com o Sr. Raton morando na sua garagem sem pagar aluguel. O blog é muito engraçado e tem delicias maravilhosas do outro lado do oceano. Vale a pena conhecer.
Quando ela enviou um e-mail interessada em participar a convite da Ameixa (minha sócia) , mas sem nenhum par brasileiro, não pensei duas vezes.
Me auto convidei a ser o seu par.

Ela mandou receitas maravilhosas e o que mais me interessou foi a carne à brás, já que o Brás Paulista é um bairro conhecido pelo comércio e já foi uma comunidade italiana. Lá acontece as festas de Nossa Senhora de Casalupe e São Vito, mamma mia!

E o Brás Português?

Bem, não achei nada.

Mas do Bacalhau tem: a receita foi criada por um taberneiro do Bairro Alto, em Lisboa, deu seu nome Brás ao prato.

A Cenourita me explicou o seguinte:

Como o bacalhau aqui é caro, mandou uma receita inspirada na receita original feita com carne para saborear as delicias lusitanas.

Bem, vamos a receita enviada pela Cenourita.



Carne à Brás

  • 400 gr de carne picada
  • 100 gr de chouriço
  • 1 dente de alho
  • 4 a 6 ovos
  • 1 cebola
  • batatas q.b.
  • sal e pimenta
  • 1 raminho de salsa



Descasque as batatas e corte-as em cubos pequenos e lave bem. Escorra-as e frite em óleo bem quente.

Pique finamente o alho, corte a cebola em dados e faça o refogado na margarina.

Logo que o refogado comece a alourar, junte-lhe o chouriço cortado em cubos pequenos, mexa bem e deixe refogar durante mais alguns minutos.

Junte a carne picada e sobre o lume mexa muito bem, junte as batatas e misture tudo.

Bata os ovos á parte e deixe-os cair em frio sobre o preparado, mexendo sempre com uma colher de pau até ficarem passados a seu gosto.

Rectifique o temperos.

Agora vamos as minhas modificações:

Como todas sabem, não como chouriço, então troquei por linguiça portuguesa.
Eu aprendi com os orientes a temperar a carne antes, então comecei temperando com sal, pimenta do reino e maisena (para amaciar).
As batatas eu cozinhei primeiro e depois dourei na manteiga.
O resto do processo foi igual.

Confesso que estranhei aquele ovo bem mexidinho na carne.
Mas o sabor é maravilhoso.

O cliente vip também experimentou!
A sua reação foi perguntar "o que é isso", quando terminei de explicar e não saia nenhuma palavra da sua boca depois de duas garfadas, perguntei "gostou?" e ele falou que estava muito bom.

hehehe

Aprovado pelo Maridon!

Por mim também!

Adoro participar dessa troca de cultura maravilhosa.

Obrigada Cenourita pela receita maravilhsa e o seu carinho.