quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Figo Lampo - Bolo de Fubá Delícia



Quem me conhece desde pequena sabe que eu tenho uma paixão enorme pelo Brasil, em especial pelo "português cantado" que lá se fala. Adoro! Lembro-me de, em miúda, brincar às telenovelas e passar o tempo a falar brasileiro. Às vezes até dizia que gostava de ter nascido no Brasil só para poder falar a lingua deles. E acreditem que ainda hoje é assim. A minha terapia para fazer uma boa pausa a meio do dia de trabalho, é ler alguns blogues culinários das amiguinhas virtuais da blogosfera. Divirto-me bastante com a forma como escrevem, com as expressões tão características e principalmente com a melodia das frases. E quando dou por mim, fico por momentos sem saber como falar e escrever português correcto..
Por essa razão e outras, e porque a partilha de experiências é uma máxima da minha vida, falei com a Ameixa para participar no Intercâmbio Culinário, o qual já visitava muito antes de ter o Figo Lampo. Daí até ao post de hoje foi tudo um ganho pessoal. Uma experiência, uma amiga, novas receitas e a confirmação de que até na área da gastronomia eu podia ter nascido brasileira. É que este bolo que escolhi não podia ser mais do meu agrado. Ficou bem do jeito que eu gosto (esta frase soou a brasileiro!)!
Agradeço à minha parceira maravilhosa, a Téia, a simpatia, alegria, carinho e as receitas partilhadas. É muito bom quando conhecemos as pessoas para lá dos posts dos blogs. Pena a distância que nos separa.. Estou certa que nos daríamos muito bem, até porque a Téia tem raízes portuguesas. Acho que lhe vou propor um intercâmbio, mas de residência (risos).
A receita que escolhi é um bolinho que faz as minhas delicias. Adoro goiabada e farinha de milho. Aliás, tento sempre usar a farinha de milho em vários cozinhados, doces ou salgados. Costumo fazer um bolo de fubá mas um pouco diferente deste e sem a goiabada. Tive foi um pequeno precalço com o forno que o deixou um pouquinho "moreno" demais. Mas estava delicioso na mesma!
As outras receitas que a Téia me enviou eu guardei para fazer depois, é claro! Não poderia perder a "chance" de passar mais uns momentos bem brasileiros. Ainda que sejam na minha cozinha! (risos)
Aqui fica a receita, retirada do livro "O Doce Brasileiro":

Bolo de Fubá Delícia (20 porções)
Ingredientes: 200g de manteiga, 3 ovos, 1 lata de leite condensado, 1/2 xícara de leite, 1 xícara de farinha de trigo, 2 xícaras de fubá (usei farinha de milho), 1 colher de fermento em pó, 1 xícara de goiabada cortada em pequenos cubos, farinha de trigo para polvilhar a goiabada
Em uma batedeira, junte a manteiga e os ovos e bata até formar um creme fofo. Adicione o leite condensado em fio e continue batendo. Desligue a batedeira, acrescente o leite, a farinha de trigo, o fubá e o fermento. Misture muito bem. unte uma fôrma de furo central com manteiga (23cm de diâmetro) e despeja à massa. Passe os cubos de goiabada pela farinha, retire o excesso e espalhe os cubos sobre a massa, afundando-os levemente com o auxílio de uma faca. Leve para assar em forno médio pré-aquecido,por aproximadamente 30 minutos.

O único ingrediente que substituí foi a farinha de fubá por farinha de milho porque no hiper onde costumo fazer compras não havia no momento. A goiabada eu já conhecia. Encontra-se nos grandes supermercados, em latas redondas. Todos os outros ingredientes são habitualmente usados na nossa cozinha por isso este bolinho não tem dificuldade nenhuma.
Antes de finalizar este post não podia deixar de agradecer às meninas que fazem o Intercâmbio Culinário, Axly, Ameixinha e Nana. Um grande beijinho para todas e uma continuação deste vosso/nosso projecto. Ahhh! Eu quero continuar a participar! : )