segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Intercâmbio culinário - Tatin de manga com coco queimado




Com esta Tatin, faço a minha estreia no intercâmbio culinário!...A querida Michelle, do blog "Sabores de Iaiá" enviou-me esta receita de um livro seu, que combina a clássica Tatin francesa com o toque exótico da manga e do coco.
Obrigada Michelle, por ter dispendido o seu tempo enviando-me esta receita e por ter aceite o meu convite para participar!Apesar de ter ficado com um aspecto maravilhoso, temo que esta não seja a massa mais indicada para este tipo de tarte!...entre tempos e contratempos, a prova ficou feita! ;)

Tatin de manga e coco queimado

(6 porções)

Massa:
1 1/4 de xícara de farinha de trigo [120 g]
1 pitada de sal1/2 colher de chá de açúcar [2,5g]
100 g de manteiga em temperatura ambiente
1/3 de xícara de água gelada [80ml]
farinha de trigo para polvilhar


Caramelo:
2 xícaras de açúcar
Recheio:
4 colheres de sopa de coco ralado torrado
6 mangas cortadas em triângulos
Massa
Numa tigela, junte todos os ingredientes secos e misture bem. Acrescente a manteiga e misture rapidamente até formar um farofa.Adicione a água e sove até que a massa esteja lisa.Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira para descansar por 1 hora.
Caramelo
Numa panela, derreta o açúcar em fogo baixo.

Recheio
No fundo de 6 forminhas individuais, coloque caramelo e, por cima, o coco ralado. Distribua as mangas sobre o coco até ultrapassar um pouco a borda.Em uma superfície enfarinhada, abra a massa em 6 círculos do tamanho das forminhas e cubra.Faça um furo no centro da massa para sair o vapor.Leve ao forno préaquecido a 180ºC e asse por cerca de 25 minutos ou até dourar a massa.Retire do forno e desenforme morna.

As minhas alterações:

Na massa, só usei 20ml de água e ainda tive que acrescentar farinha;
Em vez de 6 porções rendeu-me 12 de 7cm de diâmetro;Em vez de partir a manga em triângulos, parti em tiras finas que enrolei de forma concêntrica;
25 minutos de forno é demasiado para que uma manga não se torne em "puré", e depois da minha primeira experiência não correr bem, resolvi cozer a massa e caramelizar a fruta à parte, como fazem os "grandes mestres de pastelaria" nas suas tatin.
Na minha opinião, a massa era demasiado pesada e para uma tatin e o coco era dispensável.