segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Mexidos de Natal



Resolvi participar do Intercâmbio Culinário, criado pelas queridas blogueiras Ameixa Seca, Axly e Nana (que também é minha parceira no blog Ragazze nella Cucina Italiana). O Intercâmbio Culinário, para quem ainda não conhece, é um blog que publica receitas “trocadas” entre portuguesas e brasileiras. Funciona da seguinte forma: a parceira portuguesa escolhe receitas portuguesas típicas, manda para a parceria brasileira, que então escolhe uma para preparar, e vice-versa. Minha parceira portuguesa é a simpática Mónica Pinto, do Pratos e Travessas. Entre as receitas enviadas, escolhi os Mexidos de Natal.

Razões da escolha:

1º) eu amos doces!! :)
2º) sempre fui entusiasta do hábito português de fazer receitas mais elaboradas com pão. Aqui só conheço pudim de pão... que eu adoro mas não é um doce muito valorizado...

Já em Portugal me lembro com saudade das açordas que comi... principalmente as de camarão e de bacalhau, que são uma delícia! Para mim uma espécie de “risoto”, só que ao invés do arroz se coloca... pão!

Assim, adorei esta receita de um doce português tradicional e típico do Natal, no qual também se usa o pão.
A Mónica me conta que os Mexidos de Natal são originários do Minho, região do norte de Portugal e uma das mais bonitas do país. A ceia de natal no Minho é uma refeição riquíssima que Ramalho Hortigão (escritor português) descreveu assim: "Há um só banquete português que desbanca todos os jantares de Paris, mas que os desbanca inteiramente: é a ceia da véspera de Natal das nossas terras do Minho."


Vamos à experiência!! Primeiro, busca dos ingredientes: não houve jeeeeito de achar pinhões. Procurei em todos os supermercados, dos menores aos maiores, dos populares aos chiques e caros, e nada... Pedi para a Nádia trazer de Campos de Jordão (a Meca dos pinhões em SP) mas nem lá tem pinhão mais... Assim, acrescentei um pouco mais de passas e nozes para compensar.
Depois, na hora de começar a fazer o prato, vi que não tinha limões em casa... (socorro... eu JURAVA que tinha uns dois ainda aqui...) então usei casca de mexirica – hahahahahahaaaaaaa!!O pão foi outra dúvida. Lembro-me que o pão português é semelhante ao italiano, talvez um pouco mais macio, e como em RP não existem tantas opções, fui no italiano mesmo. Só tirei a casca dura antes de usar.

Enfim, a elaboração do prato: deu tudo certo até a hora de acrescentar o pão. O meu formou “grumos”!!! Hahahahahahahaaa! Acho que é a falta de prática... Mais ainda, fui pondo mais e mais pão, achando que não dava o ponto, no fim foi o dobro do que mandava a receita. O que ocasionou uma conseqüência interessante: depois de frio, os Mexidos de Natal ficaram com a consistência de pudim, de “corte”. Se eu tivesse enformado e desenformado como pudim, tinha ficado bem legal também!

Bom, o gosto é delicioso, puxa nos temperos do vinho do porto, da canela, do mel... e vem na boca a doçura das passas e o crocante das nozes. Uma delícia! Obrigada Mónica!!!!!!!! :)




MEXIDOS DE NATAL

(para 8 pessoas)

1 ½ litro de água

1 colher (sopa) de manteiga

1 cálice de vinho do Porto (usei um cálice com 80 ml)

casca de meio limão (usei casca de mexirica)

1 pau de canela

2,5 dl de mel (pus 220 ml)

1 xíc (chá) de açúcar

1 pitada de sal
50 g de pinhões (não usei pois não achei)

50 g de nozes (usei 100 g)

50 g de uvas passas (usei 100 g)

250 g de pão (coloquei 500 g)



Levar ao fogo a água, a manteiga, o vinho do Porto, a casca de limão, a canela, o mel, o açúcar e o sal. Deixar ferver por 15 minutos. Juntar as nozes e as passas e deixar ferver mais 15 minutos. Cortar o pão em fatias bem finas e passar as fatias rapidamente em um pouquinho de água fervente. Esta água deve ser na menor quantidade possível. Juntar o pão à mistura, cuidadosamente para não formar grumos, deixar ferver mais um pouco para apurar, mexendo sempre.