terça-feira, 4 de novembro de 2008

Pão de Queijo


500g de polvilho azedo ou doce
250ml de leite
175ml de óleo
3 ovos
1 colher (chá) de sal
200 g de queijo ralado(queijo de Minas ou mozzarela ou parmesão)Numa tigela grande coloque a farinha de polvilho.
Aqueça o leite junto com o óleo e quando estiveram quase a ferver despeje sobre a farinha. Mexa com uma colher de pau e deixe arrefecer um pouco. Amasse a mistura até formar uma massa homogénea e vá adicionando os ovos, um a um. Junte o sal e o queijo ralado e volte a amassar bem. Fica uma massa pegajosa, mas é assim mesmo. Cubra a tigela com película aderente e leve ao frigorífico até ao dia seguinte. No outro dia molde bolinhas, do tamanho de um ovo pequeno, e leve-as ao forno num tabuleiro (não precisa untar, nem polvilhar). Deixe-as assar a 200ºC até ficarem douradinhas, aproximadamente 30 minutos.Rende 20 pãezinhos.


Notas:
Pode congelar as bolinhas, antes de as assar, para usá-las mais tarde. Depois na altura de as assar coloque-as no forno mesmo congeladas. Nesse caso asse-as a uma temperatura um pouco mais baixa.
Usei queijo de S. Jorge e ficou muito bom!
Com esta receita tenho o prazer de participar pela primeira vez num Intercâmbio Culinário entre Brasil e Portugal.
Basicamente funciona assim, eu sugeri que a minha parceira brasileira, a querida Ziza do blog Fui para a Cozinha, fizesse uma receita típica da minha terra e ela sugeriu-me uma da terra dela. Podíamos ter sugerido mais receitas, mas ambas aceitámos logo a primeira sugestão. A receita que eu escolhi para ela fazer foi de Filhoses no Forno, uma receita que é típica na Ilha Terceira-Açores pela a altura do Carnaval. A Ziza escolheu Pão de Queijo Mineiro. Para que tudo desse certo, decidimos cozinhar primeiro as nossas receitas (para rectificar algum ingrediente, se fosse necessário) e assim enviarmos a receita documentada com fotografias passo-a-passo.Adorei a experiência, pois gostei muito dos pãezinhos de queijo, mas valeu a pena principalmente por ter feito uma amiga :-)