terça-feira, 16 de dezembro de 2008

PASTÉIS DE NATA


Bom, nem sei bem como começar esse texto, mas vamos lá. Desde julho me candidatei para participar do Intercâmbio Culinário, blog criado por 3 food blogueiras muito competentes Nana, Axly e Ameixa Seca, com a intenção de troca de receitas entre brasileiras e portuguesas. Minha parceira é a Guida do blog Bruxinha do Lar.
A princípio devíamos ter postado nossas receitas, em agosto, se não me engano. Mas aconteceram algumas coisas difíceis e pedi pra transferirem a nossa data de postagem. Contei com a colaboração da Guida, que foi muito atenciosa comigo e não pediu pra trocar de parceira (você é muito querida). E a minha primeira receita testada e que era pra ser postada foram as FARÓFIAS. Fiz, ficaram lindas, mas não gostei muito do sabor. Por mais que a gente coloque algumas especiarias o cheiro e o gosto dos ovos se pronunciam e pra mim isso não é bom.

Guida me passou algumas outras sugestões e acabei optando pelos pasteizinhos de nata - o famoso pastel de Belém - esses fizeram o maior sucesso aqui em casa e são muito práticos. Comprei massa folhada pronta, forrei as forminhas de empada e adicionei a parte líquida da receita. Muito simples e desomplicado. Marido já pergunta quando irei fazer de novo. Sinal de que são bons !!!

A experiência de participar de um intercâmbio com uma terra irmã é complicada pois percebemos que as receitas se misturam e chega um momento que não sabemos mais o que é brasileiro e o que é português e isso nos deixa numa sinuca de bico enorme, numa procura na internet de autorias, de propriedades e de esclarecimentos sobre as origens do prato. Achei totalmente enriquecedor pra mim, pois não tenho o costume de fazer isso nos pratos do dia-a-dia.



PASTÉIS DE NATA

ingredientes do creme:
60 g de farinha de trigo
meio litro de leite
1 casca de limão
1 pau de canela
meio quilo de açúcar
250 ml de água
6 gemas
Reserve 100ml de leite e dissolva toda a farinha.
Ao restante do leite ferver a canela e a casca de limão.
Adicione o leite fervido em fio, sobre a farinha dissolvida mexendo sempre e levar pra ferver em fogo moderado, mexendo sem parar para não grudar no fundo da panela, quando levantar fervura desligue o fogo.
Misturar o açúcar com a água e deixar ferver 3 minutos exatos.
Misturar ao preparado anterior, deixando cair em fio e mexendo bem.
Quando esta mistura estiver quase fria, juntar as gemas, mexer e passar por uma peneira.
Forrar forminhas individuais com massa folhada (unte bem com margarina as forminhas pra poder desenformar sem problemas) e encher de creme as forminhas quase até em cima.
Levar ao forno quente - superior a 200º. O tempo de forno é de 15 minutos. Devem ficar tostadinhos por cima, quase queimados.
Guardei meus pasteizinhos na geladeira, dentro de um pote e fomos comendo durante a semana. Renderam 12 forminhas individuais e mais 2 massas redondas de uns 20cm de diâmetro.