segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Intercâmbio Culinário: Bolo de Mel de Almeirim





Andei meio sumida do blog...a correria do dia-a-dia, principalmente os estudos, fizeram me dedicar menos à cozinha, que tanto gosto, nesses quase dois meses de ausência.
Para o "retorno ao fogão", nada mais prazeroso do que postar um desafio do Intercâmbio Culinário: primeiramente porquê a idéia de troca de receitas entre blogueiras do Brasil e de Portugal me pareceu muito divertida e saborosa e, em segundo, por ser eu, brasileira naturalizada portuguesa, filha de portuguesa e criada sob a influência da majestosa gastronomia lusitana, pude recordar, com esse desafio, os bons momentos que passei na cozinha da minha querida e inesquecível avó!





Quando a Leonor, do Blog Flagrante Delícia, me convidou para participar do desafio, fiquei super contente. Agradeço a Leonor, pelo convite e por ter compartilhado comigo uma receita de família que, acima de tudo, é muito saborosa!








Bolo de Mel de Almeirim
Ingredientes:
1/2 chávena de mel
1 e 1/2 chávena de farinha de trigo
1 colher (chá) de canela
1/2 chávena de azeite
1 chávena de açúcar
7 ovos
Raspas de limão

Modo de Preparo:
Pré-aquecer o forno a 180º C.
Misturar o mel, o azeite, as gemas, a farinha, a canela e as raspas de limão.
Bater as claras em castelo e juntar o açúcar, batendo até suspiro. Incorporar com cuidado a massa. Levar ao forno até que esteja cozido.
Observação de 'Sabores de Iaiá':
O Bolo de Almeirim é muito saboroso e, diferentemente do que me pareceu quando estava fazendo a receita, não é muito doce. Fica com a textura de um pão-de-ló, muito fofinho e excelente para acompanhar um delicioso chá . Para uma porção inteira, utilizar uma fôrma nº 24.
Para quem não tem muito contato com a culinária portuguesa, chávena é o mesmo que xícara.