terça-feira, 25 de novembro de 2008

Feijoada à Transmontana


Resolvi participar do Intercâmbio Culinário com a minha mais nova amiga virtual, a Ameixa! Na verdade essa é uma grande e prazerosa troca de experiências, receitas e cultura entre Brasil e Portugal. Achei deliciosa a receita da Feijoada à Transmontana.


Precisei fazer pequenas alterações: usei o feijão preto brasileiro como na nossa feijoada, usei apenas a orelha e pé de porco no início do cozimento para dar sabor e soltar o colágeno, usei a linguiça portuguesa defumada e o paio, usei também presunto defumado, temperei com as pimentas e com cravo-da-índia e servi com arroz branco e salsinha picada.
Feijoada à Transmontana (Região de Trás os Montes)


Para 8 pessoas


1 kg de feijão


500 g de orelha de porco


1 pé de porco


1 linguiça (costuma ser chouriço de carne)

1 paio

100 g de presunto

1 colher de sopa de azeite


1 cebola


1 ramo de salsa


1 folha de louro


1 dente de alho


pimenta branca, malagueta e colorau


1 cravinho (facultativo)

sal



De véspera, põe-se de molho em água fria o feijão e, noutro recipiente, as carnes que costumam ser fumadas. No dia seguinte coze-se o feijão na água em que se demolhou. Cozem-se as carnes noutro tacho e, depois de cozidas (incluindo a linguiça e o salpicão) cortam-se em bocados. Cortam-se em rodelas a linguiça e o salpicão. Aloira-se a cebola com o azeite e junta-se-lhe o feijão com a água em que cozeu (que não deve ser muita). Juntam-se as carnes e um pouco de água que serviu para as cozer. Rectifica-se o sal e junta-se a salsa, o louro, o dente de alho picado, a malagueta (não costumo colocar), o colorau e, querendo, o cravinho. Deixa-se alourar com o lume muito brando. Acompanha com arroz seco.