terça-feira, 25 de novembro de 2008

Farofa quebra bico



Aqui estou eu para mais um intercâmbio. E se já era viciada no pau (de mandioca) agora juntei a farinha para completar o menú :)
A minha parceira é a Débora que fez Feijoada à Transmontana.

Eu optei por uma farofa quebra bico que ficou simplesmente deliciosa. Usei como acompanhamento um feijão preto com linguiça/chouriço, bem típico do Brasil e optei por uma couve lombarda cozida em água e sal por uns minutos.

Como vocês sabem a minha aventura com o pau (salvo seja) de mandioca não é das melhores porque custa a partir! Mas tive azar com a farinha, não encontrei no supermercado que costumo ir. Tive que ir no dia seguinte, propositadamente, comprar um saco de farinha de mandioca. O que eu faço pelo intercâmbio!!!

Segue a receita deliciosa, simples de fazer e baratinha. Serve duas pessoas com fome :)

Farofa quebra Bico

200g de linguiça
1 colher (sopa) de óleo (usei azeite)
1 dente de alho
80 g de tomate sem pele e sem sementes (usei 3 tomates enlatados)
20 g de cebola (coloquei meia cebola)
10 g de pimentão/pimento verde (usei mais)
pimenta dedo de moça (não usei, coloquei uma pitada de pimenta moída na hora)
1 ovo
cebolinha/salsa fresca q.b.
1 colher (sopa) àgua quente
farinha de mandioca q.b. (usei cerca de 40/50g)


Preparação:
Retire a pele à linguiça e esfarele. Aqueça o azeite e frite a linguiça. Junte o dente de alho picado e frite mais um pouco. Acrescente o tomate, o pimentão, a cebola em cubos pequenos e a pimenta dedo de moça picada.
Refogue bem todos os ingredientes, baixe o fogo, coloque um ovo no meio da farofa, pingue em cima a colher de água quente e tampe a frigideira. Quando o ovo estiver quase cozido, mexa devagar para agregar o ovo à farofa.
Junte cebolinha/salsa fresca picada e só quando estiver morna junte a farinha de mandioca suficiente para dar liga à farofa, sem perder a humidade.
E o resultado é o que se vê na foto.



Para o feijão preto baseei-me na receita que vi na revista "Mulher Moderna na Cozinha, nº 95":
1 lata de feijão preto cozido
1 dente de alho picado
1/2 cebola picada
1/2 chouriço de carne
sal q.b.

Coloquei o azeite, o alho e a cebola com o chouriço cortado às rodelas e levei a refogar. Depois foi só juntar o conteúdo da lata de feijão e deixar ferver. Temperei com uma pitada de sal e ficou pronto a servir.

Mais uma vez a minha mãe aprovou o prato e disse que podia/devia fazer mais vezes, porque era muito bom.
Ora, portanto, caiu muito bem esta farofinha! E momentos depois, a minha mãe caiu mal. Acho que foi o feijão que pesou he he Estatelou-se no chão de cima de um banco e ficou abalada a tarde toda!!

Se comerem farofa quebra bico, não se ponham em cima de bancos para mudar cortinas logo no fim de comer. É que se quebra bico também pode quebrar outras coisas :)