quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Frango com Polenta




Finalmente chegou o tão esperado dia :)
Esta é a minha participação no Intercâmbio e não podia ter sido melhor, adorei a experiência e estou desejosa de continuar.
A minha parceira do Intercâmbio é a minha nova mamãe (que está do outro lado do Oceano) e é uma pessoa amorosa que eu apesar de não conhecer já gosto muito!
Trocámos algumas receitas e ela escolheu um bacalhau no forno e eu escolhi fazer este frango com polenta, uma receita típica do Estado de Minas Gerais, e é sem dúvida uma receita para repetir mais vezes. Adorei o gosto da erva-doce no molhinho e a carne fica muito tenra.
Faz-se do seguinte modo:


Ingredientes:
- 4 pernas de frango sem pele;
- 1,5 colher de chá de sal;
- 5 dentes de alho picados;
- 1/4 de chávena de óleo (usei azeite);
- 1,5 chávena de água;
- 1 lata de tomate pelado (440g);
- 1 colher de chá de erva-doce;
- 0,5 chávena de azeitonas pretas sem caroço (tive de por cogumelos...porque não fui a tempo de evitar que a minha mãe comesse as azeitonas da receita hehehe);

Para a polenta:
- 2 chávenas de farinha de milho;
- 2 cubos de caldo de galinha dissolvidos em 4 chávenas de água quente;


Preparação:
Numa tigela temperam-se as pernas de franho com sal e alho. Depois numa panela grande aquecer o óleo em lume forte. Colocar o frango e deixar fritar, mexendo de vez em quando durante 3 minutos ou até dourar.
Depois rega-se com 1/4 de chávena de água quente e raspar bem o fundo da panela com a colher de pau. Adicionar o tomate pelado com o líquido da lata, a água restante e as sementes de erva-doce. Tapar a panela, por o lume no mínimo e deixar cozinhar até amaciar ou cerca de 40m. Acrescentar no fim as azeitonas.


Polenta:
Por a farinha e o caldo de galinha numa panela grande e cozinhar em fogo alto, mexendo sempre durante 10m ou até obter uma mistura espessa. Por a polenta numa travessa, o frango por cima e servir de imediato.

Nós adorámos!!! Beijinho Neyma!!!