sábado, 31 de janeiro de 2009

Bolo de rolo



Pela querida parceira, pelo bolo lindo que foi amor à 1ª vista, pela história que une dois povos,adorei participar no Intercâmbio.

Quando a Glau enviou a foto do bolo, soube de imediato que iria fazê-lo. Pesquisei sobre a sua história e o método de obter o melhor resultado.

Por vezes de manhã no trajecto para o trabalho,parada no trânsito, executava-o mentalmente, passo a passo e adivinhava as dificuldades que poderiam surgir tentando superá-las.

No dia do teste receosa, fiz 1/2 receita do Bergamo, que a Glau me passou, o resultado foi razoável e é o da foto.

Este bolo foi bastante apreciado por nós, vai passar a fazer parte da ementa em ocasiões especiais e vou adaptá-lo à Thermomix claro!

Ingredientes para a massa

500 g de açúcar refinado
500 g de farinha de trigo
500 g de manteiga sem sal
15 Ovos

Ingredientes para o recheio

½ xícara de chá de água
350 g de goiabada
Papel manteiga
Açucar refinado para polvilhar

Preparação
1.Distribua a folha de papel manteiga sobre uma superfície lisa e unte com manteiga.
2.Bata a manteiga com o açúcar até ficar homogéneo (esbranquiçado).
3.Acrescente os ovos um a um, batendo sempre.
4.Junte a farinha de trigo peneirada e misture até obter uma massa fácil de espalhar.
5.Aqueça o forno a 180º
6.Derreta a goiabada com a água em fogo médio, mexendo sempre,deixe esfriar.
7.Vire a assadeira de cabeça para baixo e forre o fundo com papel manteiga. Divida a massa em 4 e espalhe com uma espátula.
8.Asse até a massa ao toque do dedo não grudar.
9.Estenda um pano sobre uma superfície lisa e polvilhe com açúcar. Ponha a massa ainda quente sobre o pano e retire o papel manteiga. Com uma espátula espalhe um pouco da goiabada derretida.
10.Enrole a massa como se fosse um rocambole pelo lado mais comprido, apertando ligeiramente. Reserve e libere o pano para a próxima canmada de massa.
11.Ponha outra camada de massa sobre outra folha de papel e asse como a anterior. Polvilhe com mais açúcar o pano e coloque a 2ª camada de massa. Cubra com recheio. Enrole essa 2ª camada sobre o 1º rolo, formando um mais grosso.
Repita a operação com as outras camadas. Depois de pronto polvilhe com açúcar.
Sirva em fatias finas.

Notas-Esta é a receita integral. Fiz metade das quantidades e dividi a massa em 3 tabuleiros,que ficaram no forno 4 a 5 minutos cada. Alterei a ordem da receita,comecei por derreter a goiabada. Enrolei sempre sobre o comprimento, aparando as pontas dos lados menores (com uma tesoura), no final do rolo feito, acertei as pontas cortando uma fatia em cada extremidade. Envolvi o bolo em papel vegetal, como o invólucro dum rebuçado e deixei-o algumas horas no frigorifico.