sábado, 31 de janeiro de 2009

Torta de Azeitão



Queridos, foi com grande prazer que participei pela primeira vez do Intercâmbio Culinário. Minha parceira foi nada mais nada menos que a querida e super talentosa Canelinha, do Sabores de Canela.Quando a Canelinha perguntou se eu teria alguma preferência de receita portuguesa logo me lembrei dos doces tradicionais! Eu adoro os doces portugueses, principalmente os que levam ovos. Ela sugeriu que eu fizesse um doce típico da região de Azeitão, denominado Torta de Azeitão. Topei na hora!


Torta de Azeitão

Ovos moles
8 gemas
250 g de açúcar
150 g de água

Preparação

Leve ao lume o açúcar com a água e deixe cozer até atingir o ponto pérola, isto é até pegar nas pontas dos dedos, (108º centigrados,32º baumé no pesa xaropes). Retire do lume e deixe arrefecer.Numa taça à parte, desfaça as gemas, incorpore-as na calda e leve de novo ao lume, misturando constantemente até engrossar um pouco (quando começa a ferver) e tire do lume.

Torta

10 Ovos
200 g de açúcar
35 g de farinha de trigo
Canela em pó para polvilhar

Forre um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal e unte o papel.
Ligue o forno a 200º. Bata os ovos com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado e espesso que aumenta de volume. Incorpore a farinha delicadamente. Deite o preparado no tabuleiro e espere que assente 10 minutos. Introduza-o no forno, até o creme começar a mudar de cor (deve ficar amarelo e não tostado). A cozedura dura poucos minutos. A partir daqui é importante ter tudo à mão, pois as operações são feitas de seguida para enrolar a torta ainda quente. Vire o tabuleiro para cima dum pano de cozinha, retire com cuidado o papel vegetal. Apare as pontas que não podem ser cortadas depois, espalhe os ovos moles e polvilhe toda a superfície com canela em pó. Com a ajuda do pano, levante-o e vá enrolando a torta (rocambole), devagar e com cuidado. No final corte uma fatia fina em cada ponta para acertar e novamente com a ajuda do pano transfira para o prato de servir.