quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Camarão na Abóbora




Aqui estou eu novamente com a minha parceira Fabrícia a participar pela segunda vez no Intercâmbio Culinário. Da primeira vez participámos com uma receita doce e agora chegou a vez da receita salgada.
De entre as receitas que a Fá me enviou, eu escolhi o camarão na abóbora por ser uma receita que já à algum tempo queria experimentar. Gosto muito de abóbora, de camarão e de leite de coco por isso adorei este prato que apesar de dar algum trabalho, vale o tempo dedicado.




Ingredientes:

1 Abóbora média (o tamanho depende da quantidade de pessoas)

500g de camarão limpo, sem casca

600ml de leite de coco

300ml de creme de leite (natas)

Sal e pimenta q.b.

2 tomates cortados aos cubos

Salsa picada

1 cebola pequena finamente picada

2 c. de sopa de azeite

Preparação:

Faça um pequeno corte na superfície da abóbora, retirando uma tampinha. Retire as sementes, recoloque a tampa, passe azeite em toda a casca e leve ao forno por aproximadamente 1h em forno médio (180ºC).

Entretanto refogue a cebola no azeite. Em seguida junte o camarão e deixe até ficar rosado. Acrescente o tomate e refogue mais um pouco. Incorpore o leite de coco, o creme de leite, o sal e a pimenta. Diminua o fogo, mexa bem e deixe o molho reduzir e engrossar um pouco. Mais ou menos 15 minutos. Retire do lume e junte a salsa picada.

Verifique se a abóbora esta cozida no interior. Passe uma colher para ver se a abóbora se solta da casca. Se estiver cozida raspe com uma colher deixando a abóbora dentro da casca. Se não estiver cozida deixe mais um pouco no forno. É importante deixar a abóbora dentro de uma forma ou assadeira. Recheie a abóbora com o creme de camarão e misture com a abóbora dentro da própria casca. Tape-a com a tampa e volte a colocar no forno por aproximadamente 20 minutos. Sirva com arroz branco.