quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Cajuzinho



Já há bastante tempo que queria entrar no intercâmbio culinário, a ideia de trocar receitas e ingredientes com o lado de lá do oceano é excelente... principalmente porque para isso também é preciso trocar ideias, palavras, sentimentos... e sem darmos conta criamos novos laços, novas amizades..... foi assim que surgiu esta nova amiga :) do lado de lá do Oceano onde faz um calor maravilhoso e nós aqui deste lado a morrer de frio e deprimidos com este Inverno tão feio cheio de chuva.....
a minha parceira e eu logo nos decidimos pela nossa paixão: os doces.....
e não foi dificil entrarmos em sintonia....
assim surge a primeira receita de intercâmbio: o Cajúzinho



É um doce muito típico brasileiro, tradicional e consumido em festas. É servido em forminhas de papel, leva leite condensado, amendoim, chocolate em pó e açúcar pra envolver. Tem este nome porque é modelado em forma de caju e coloca-se um amendoim na ponta pra imitar a castanha do caju.

1 lata de leite condensado
1/2 kg de amendoim torrado e moído
100g de chocolate em póaçúcar para passar

Torre o amendoim no forno, tomando o cuidado para não torrar demais porque amarga. Retire a casca esfregando um pano. Sopre para separar a casca. (comprei amendoim torrado foi só descascar).

1. Triture o amendoim. Não triture tudo, deixe alguns amendoins em inteiros (ou em metades), suficientes para decorar 100 cajuzinhos.
2. Junte os demais ingredientes, até formar uma massa unida. (levei um pouquinho ao lume para engrossar mais.... deixei arrefecer antes de moldar).
3. Pegue pequenas porções e modele em formato de caju, passe no açúcar refinado e coloque a metade do amendoim na parte côncava. (sinceramente.... não sei moldar cajúzinhos.... ficaram feios então moldei bolinhas, com as mãos bem untadas de manteiga, e passei por chocolate em pó que achei que ficavam mais apetitosos)
4. Ponha em forminhas de papel.

A minha parceira disse-me ainda que este doce pode ser feito de outras maneiras, mas esta receita é da sua mãe e sempre fez muito sucesso. Não conseguimos descobrir a história deste doce, mas uma vez que é famoso em festas de crianças.... nada melhor que a festa do nosso piratinha para a grande estreia.....

com uma etiqueta a condizer com a festa, o doce foi um sucesso.... só eu comi uns 6 :P


obrigada parceira.... adorei este primeiro desafio que venham muitos outros =)