domingo, 15 de fevereiro de 2009

Bem casados




3 ovos
3 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
goiabada ou doce de leite (leite condensado cozido)
açúcar fino q.b.

Bata as claras em neve, junte as gemas e bata mais um pouco. Junte as três colheres de açúcar, uma de cada vez, batendo sempre. Por fim, adicione a farinha de trigo, também uma colher de vez, mas tendo o cuidado de não bater, apenas envolvendo na massa.


Levar ao forno a assar, em forminhas untadas, cerca de 15 minutos em temperatura moderada, pondo a massa só até a metade das forminhas. Retirar das formas com cuidado e unir duas a duas com o leite condensado cozido e passar em açúcar fino.

A receita rendeu 10 bem casados.



Esta receita é de um livro antigo (1961), todo dactilografado, de uma escola de culinária que a mãe da Ziza frequentou antes de casar. Todas as receitas desse livro eram testadas em aula.

O bem-casado é um docinho típico no Brasil, sendo distribuído como lembrancinha em festas de casamento, normalmente em embrulhinhos ou caixinhas decoradas para o efeito. Existem várias versões deste doce, alguns bem casados são preparados mais duros, como biscoitos, (provavelmente para poderem ser feitos com maior antecedência) e outros mais fofos, como pão-de-ló.