Depois de ver várias receitas publicadas no Intercâmbio Culinário, da Nana, Axly e Ameixa Seca e de achar imensa piada às dificuldades e às voltas que cada uma das blogueiras dava à receita que lhe calhava, decidi que devia ser giro participar e enviei um email à Ameixinha.Como parceira ela indicou a Cris, do From Our Home to Yours, um blog que já conheço há muito tempo e que adoro!!!
Pudim Brasileiro de Leite Condensado
1 lata de leite condensado (397 g)
1 lata de leite (usa a lata para medir - usei leite meio gordo, talvez tenha influência...)
1 colher (chá) de maizena (usei 2, era para assegurar que dava certo...)
3 ovos
Caramelo:
1 xícara de açúcar
1/3 xícara de água (Oooops!... Esqueci-me)
Preparação:
1) Adicione 2 dedos de água quente em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180°C (coloquei água já quente, terá feito diferença?...).
2) Em uma forma para pudim pequena, coloque o açúcar e leve ao fogo brando. Segure a forma com uma luva e vá girando até o açúcar tomar uma consistência dourada, cuidado para não queimar muito pois interfere no sabor do pudim (até aqui tudo bem...). Acrescente a água (esta parte eu não li...), deixe ferver até engrossar. Deixe esfriar (e no dia que fiz o pudim, estava tanto frio, algo que nem é muito comum em Macau..., que o caramelo começou a estalar... humm, primeira coisa que não está a correr bem...).
3) Em um liquidificador, bata o leite condensado, o leite, a maizena e os ovos (so far so good!...).
Despeje o conteúdo na forma caramelizada (com o caramelo um pouco estalado, mas vamos lá!...).
Leve ao forno (e qual temperatura? Não dá para perguntar a ela agora... deve ser 180 C, é quase sempre essa, vamos em frente!) em banho-maria por 45 minutos (e tenha muito cuidado ao colocar lá a forma do pudim, para não se queimar, para não entrar água no pudim, para não entornar o pudim...).
Humm, 45 minutos? Mas isto parece que não está cozido... parece tão líquido... mas já está queimado por cima... deve estar bom... não faço ideia qual a consistência que deve ter um pudim ao sair do forno. Tirar do banho-Maria com cuidado e deixar arrefecer... Deixe esfriar e leve à geladeira para esfriar por cerca de quatro horas. Não chegou a ir ao frigorifico, achei que estava demasiado liquido depois de arrefecer e coloquei novamente no forno em banho Maria a 180 C, por mais 45 minutos. Tapei com papel de aluminio porque a superfície estava a ficar demasiado dourada. Ao fim de mais 45 minutos achei que tinha consistência de pudim, retirei do forno, deixei arrefecer e coloquei no frigorifico.
Antes de servir, aqueça a forma por alguns segundos e passe a ponta de uma faca ao redor para desgrudar totalmente o pudim. E eu a pensar que isto ia correr mal, mesmo muito mal... mas não, desenformou com facilidade...
Desenforme em um prato fundo.
E até tinha bom aspecto, além de que quem comeu , gostou. A família não provou sequer porque marido e filhos não gostam de doces...
Adorei participar neste intercâmbio!