sábado, 25 de abril de 2009

Coxas de frango de escabeche




Essa é a minha primeira participação no Intercâmbio Culinário. Tive a sorte de ter como parceira a Mary, a simpática e vibrante dona desse blog.. O intercâmbio nos apresentou virtualmente, e eu gostei muito de conhecê-la! Das receitas que ela me enviou por e-mail, escolhi esse frango (apesar de não ser super fã de carnes). É que gosto do sabor das marinadas; do perfume dos temperos que se impregna nas carnes (e das receitas que envolvem técnica e etapas; o que já levou o meu marido a me apelidar de "se se pode complicar, para que simplificar?", rs.).

Apesar de conhecer as carnes/peixes/vegetais de escabeche, eu mesma nunca os havia preparado, seguindo a receita à risca, pelo receio de que ficassem com exagerado sabor de vinagre ou vinho (que são os ingredientes predominantes do escabeche). Por isso, mesmo, deixei que o molho desse escabeche apurasse bem, já que a própria receita aconselha a deixar que reduza, durante a fervura. Obtive assim um frango bem gostoso!

Coxas de frango de escabeche

(para 4 pessoas)

Ingredientes

1 kg de coxas de frango
4 cebolas
5 dentes de alho
1 dl de azeite
4 colheres (sopa) de óleo
2 dl de vinho branco seco
0,5 dl de vinagre
2 folhas de louro
1 ramo de salsa
1 cravinho
10 grãos de pimenta
Sal e pimenta q.b.

Confecção

Lave as coxas de frango, escorra, tempere com sal e pimenta. Frite em óleo bem quente numa frigideira larga e reserve. Descasque e corte as cebolas em rodelas e os alhos em lâminas. Parta o louro em pedaços. Lave e pique a salsa, esmague os grãos de pimenta e o cravinho. Na mesma frigideira em que fritou o frango, aqueça o azeite e refogue a cebola, o alho e o louro. Junte a salsa, o cravinho e a pimenta e deixe ferver durante cinco minutos. Adicione o vinho e o vinagre e deixe ferver e reduzir. Tempere com sal e deixe ferver mais cinco minutos. Deite o escabeche sobre o frango frito e, depois de arrefecer, cubra com película aderente. Sirva só no dia seguinte. Pode acompanhar com legumes cozidos.