domingo, 15 de março de 2009

Pudim de leite






No dia 24 de Novembro do ano passado a Ameixinha enviou-me um e-mail para saber se estava interessada em participar no Intercâmbio Culinário. Como andava à procura de emprego e, assim, com bastante tempo livre aceitei na hora ainda para mais tendo como parceira a querida Laila, blogueira que admiro desde a primeira vez que conheci o seu Comidinhas do Bem. Entretanto o tempo foi passando, com o estágio perdi o tempo livre e só à pouco tempo me lembrei que tinha de fazer uma receita para o Intercâmbio. Depois da troca de vários e-mails com o gosto de cada uma, de receitas doces e salgadas acabei por escolher um Pudim de Leite do século XIX do interior paulistano, que agora é comum em várias partes do Brasil. É engraçado observar que em Portugal temos pudins semelhantes a este. A família aprovou e ficou fã desta delícia brasileira!


Pudim de Leite
Receita da Laila

Ingredientes
1 l de leite gordo
6 ovos
6 c. de sopa cheias de açúcar
1/2 vagem de baunilha ou essência (usei a vagem)
Açúcar q.b. para o caramelo

Preparação
Ferver o leite com o açúcar até reduzir para ¾, isso em lume brando (demora algum tempo, deixei mais de meia hora, é que antigamente não havia leite condensado em lata =P ).
Quando estiver apurado, retirar do lume e deixar arrefecer um pouco, para não talhar os ovos. Na forma colocar o açúcar e levar ao lume até ficar em caramelo.
Numa taça bater os ovos até ficar uma mistura esbranquiçada e homogénea. Adicionar a baunilha e o leite quente em fio. Colocar a mistura na forma caramelizada e levar ao forno (175⁰C) em banho-maria. Desenformar depois de frio.