quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Bife com Ovo a Cavalo (Sem Mosquito na Garupa!)


Oie gente!
Para alegria geral da nação e tranquilidade da minha querida Ameixinha, venho postar a minha segunda participação no Intercâmbio Culinário.
O blog idealizado pela Nana, muito bem cuidado também pela Ameixa e meio abandonado por mim mesma (é a falta de tempo, eu juro!), está fazendo o maior sucesso por essa blogosfera culinária.
A idéia é simples, você acha um parceiro de Portugal, se for brasileiro ou do Brasil se for português, manda uma lista de receitas típicas, escolhe e executa uma receita que seu parceiro te mandou, posta no seu próprio blog e manda a história e a foto pro e-mail intercambioculinaria@gmail.com e está feito!
E diz se meu selinho não é um arrasoooooooo, adoro ele^^
Eu adorei minhas duas experiências, a primeira com a querida Nani, onde aprendi a fazer uma deliciosa Carne de Porco à Portuguesa e agora com a Ameixinha com esse bife a cavalo.
Aqui em casa já conheciamos essa receita, alias o maridão é louco por ela^^
Por que então eu escolhi uma receita que já era conhecida? Simples!
Exatamente por esse motivo, eu nunca iria imaginar que o nosso bom e velho bife a cavalo também era tipíco em terras lusitanas. Coisas dessa cultura em comum com nosso pais irmão.
A Ameixa disse que em Portugal, acém é uma carne macia, de primeira, ótima pra bifes e afins, já nas terras tupiniquins, o acém é ótimo pra um cozido. Sendo saborosa e mais firme, precisa de um bom tempo de cozimento, então não ia rolar fazer um bife.
Usei um bom contra-filé, essa sim uma carne macia e própria pra um bom e suculento bife.
Apesar de ter uma receitinha toda especial e meu próprio modo de temperar e preparar bifes, eu segui a risca a receita da Ameixa, temperando apenas com as lâminas de alho (sempre uso alho amassado), sal e pimenta (sempre acrescento um limão). Não fui nada light, pois fritei com banha de porco. Não que tenha o costume de cozinhar de modo tão calórico, mas às vezes é bom experimentar um novo sabor. Uma colherinha de banha uma vez na vida não mata né?!
E o sabor que essa banha deu foi incríveeeeeeeeeeel.
Estalei o ovinho no azeite, que também não é costume aqui em casa, salpiquei o danadinho com orégano (eu não gosto, mas o maridão pediu^^) e fritei umas batatinhas em palito, pro prato ficar com mais de típico.
E tarammmmmmmmmmmmmmmmmm... sai um delicioso bife à cavalo a moda de Portugal!
Fez sucesso por aqui, o maridão que já era doido por esse prato, adorou a versão "turbinada" da Ameixinha! Mamãe limpou o ovinho que sobrou no fundo do prato com o bife, quase morri de rir da cena! Huahuahuahuahuahua... parecia morta de fome!
E os dois quase morrem de rir da história do "bife à cavalo, mas sem mosquito na garupa".
Isso é coisa da Nana, ela me disse que o marido dela saia do pregão da bolsa (óia que chissssque!) e ia pra essas lanchonetes mega chiques do Centro de Sampa e pedia, junto com os colegas, o bendito do bife... Mas sempre, quando o garçom se afastava ele gritava: "Mas sem mosquito na garupa!", huahuahuahuahuahuahua... não é um abusado?!
Gente, adooooooooooro o Intercâmbio, como sempre meu sangue português se assanha!
Recomendo pra todo mundo participar, é uma festa^^
Kisss pra todos^^

Bife com Ovo a Cavalo (Região da Estremadura)
Para 4 pessoas

Ingredientes:
4 bifes do acém, da vazia ou de sua preferência
2 colheres de sopa de banha ou azeite
4 dentes de alho
4 ovos
Sal
Pimenta
Azeite para estrelar os ovos (ou óleo)

Modo de fazer:
Cortam-se os dentes de alho em lâminas finas. Polvilham-se os bifes com os alhos, sal e pimenta. Passados 30 minutos, põe-se a banha (ou azeite) na fritadeira, deixa-se aquecer e fritam-se os bifes dos dois lados. Entretanto, estrelam-se os ovos e colocam-se em cima dos bifes. Serve-se com batata frita em palitos grossos.