sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Sericá



Como já disse no post anterior AMEI participar do Intercâmbio Culinário, AMEI conhecer a Marizé que é uma pessoa LINDA e AMEI as receitas que fiz.
O SERICÁ ou SERICAIA é um doce típico da cidade de Elvas, na região do Alentejo. Por lá é servido com as famosas Ameixas d'Elvas.
Essa foi outra grata surpresa da Marizé, porque eu não tinha a menor noção de como ia ficar, de como seria o sabor ou o aspecto.
Todos em casa adoraram!!!
Lembrando que posto a receita com as palavras da Marizé.


- 5 dl de leite (500 ml)
- 65g de farinha de trigo sem fermento
- 6 ovos
- 250g de açúcar
- 1 tira de casca de limão
- 1 pau de canela
- canela em pó
- 1 pitada de sal
Batem-se as gemas com o açúcar até se obter um creme fofo.
À parte dissolve-se a farinha no leite que foi previamente fervido com a casca de limão, o pau de canela partido em pedaços e o sal. Adiciona-se o creme de gemas e mexe-se.
Leva-se a engrossar sobre lume brando. Retira-se do calor e deixa-se arrefecer.
Batem-se as claras em castelo e juntam-se cuidadosamente ao preparado anterior, que nesta altura deverá estar frio ou ligeiramente morno.
Tem-se um prato de barro, ou outro que possa ir ao forno, e deita-se aí o doce ás colheradas. Este aspecto é importante, não se limitem a apenas despejar o creme no prato.
Polvilha-se a superfície abundantemente com canela, e vai ao forno previamente aquecido ao máximo.
Retira-se quando começar a abrir fendas e a crescer à volta do prato.
Notas: A receita original diz que quando o creme vai ao lume a engrossar deverá ver-se o fundo do tacho, eu no entanto acho que a textura do doce fica mais agradável se não se deixar engrossar tanto. De qualquer das formas aqui fica a nota para quem quiser respeitar.
OBRIGADA MARIZÉ!!!