segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Intercâmbio Culinário - FRANCESINHA


A Long time ago.......rsrsrs. Ha muito tempo atras topei o desafio do Intercâmbio culinário e fazer parceria com uma amiga lusitana e trocarmos receitas de nossas terras natais. Fui apresentada a doce Maria e topamos na hora o desafio de trabalharmos juntos. Quase que instantaneamente sabia que receita queria passar a Maria, o Baião de Dois, que é um prato que me agrada demais!! Sei que foi difícil pra ela encontrar certos ingredientes mas aMaria se saiu muito bem. Eu, pessoa atrapalhada e sempre na correria, acabei me atrasando na postagem. Maria me sugeriu fazer a Francesinha, um sanduichão bem servido típico de Portugal e eu achei a idéias muito boa pois amo sanduiches. Só sei que preparei meu prato ontem, as 23:00 da noite que foi a janta do meu marido.
Sorte a dele, que comeu lambendo os beiços e ainda reclamou que eu só havia feito um!!! Pronto, agora a Maria arrumou pra minha cabeça!! Demorei tanto tempo pra preparar o prato e hoje ja tenho o pedido de 4 pra fazer mais tarde, ve se pode!!
Adorei a receita, é deliciosa demais e muito simples de fazer. Espero que curtam as fotos e tomara que tenha me saido bem Maria!!
FRANCESINHA
Ingredientes (para 2 francesinhas):
4 fatias de Pão de forma, 2 Bifes de porco (eu usei pernil), 2 salsichas, 2 linguiças, 4 fatias de queijo tipo muzzarela, 2 fatias de fiambre (presunto gordo).
Molho Francesinha:1 cerveja, 1 cálice de vinho do porto, 1 caldo knorr de carne, 2 folhas de louro, 2 xícaras de leite com 1 colher de sopa de maisena desfeita, 2 colheres de sopa de polpa de tomate, 1 colher de sopa de azeite, piri piri a gosto.
Faz Assim:
Começe por fazer o molho: junte todos os ingredientes e leve a fogo brando até reduzir e ficar um molho espesso, o que demora cerca de 15 minutos. Tempere os bifes de pernil com sal e pimenta do reino e grelhe-as. Grelhe as linguiças também. Torre ligeiramente as fatias de pão de forma.Num prato que possa ir ao forno coloque 1 fatia de pão de forma, o bife grelhado, a salsicha que eu cortei ao meio e depois dividi cata metade ao meio no sentido do comprimento, a fatia de fiambre e a linguiça cortada como a salsicha. Tape com a outra fatia de pão de forma e coloque sobre esta 2 fatias de queijo. Depois de montadas as francesinhas, coloque sobre elas o molho bem quente e leve ao forno previamente aquecido para derreter o queijo.Sirva de imediato!Pode acompanhar com umas batatas fritas!