Cá estou eu com a minha segunda participação no Intercâmbio Culinário. Desta vez a minha parceira brasileira é a querida Mari do blog Mari's Kitchen. A Mari foi-me virtualmente apresentada pela Nana, minha parceira na primeira participação deste maravilhoso Intercâmbio entre estes dois países que falam a mesma lingua mas com hábitos e costumes tão diferentes. A Mari é uma menina muito simpática, belíssima cozinheira, e mais uma grande Amiga destas lides internéticas com quem tive oportunidade de ir trocando mails e falando por messenger. Fizemos a troca de receitas e daí eu ter escolhido a que vos vou apresentar de seguida.
Fiz algumas alterações nos ingredientes que menciono em frente à receita original e a bold.
Linguado Assado com Leite de Coco
4 filé(s) de linguado - 6 filetes de pescada
1 unidade(s) de cebola em rodelas
4 unidade(s) de tomate - 2 tomates maduros
quanto baste de cheiro-verde picado(s) finamente - mistura de ervas e especiarias para filetes de peixe da Margão (funcho, limão, coentros, alho, louro, salsa, pimentão, cerefólio, mostarda)
1 dente(s) de alho picado(s) - 2 dentes alho
1 vidro(s) de leite de coco - 1/2 frasco de leite de coco
quanto baste de pimenta-do-reino branca
quanto baste de sal
quanto baste de suco de limão
quanto baste de parmesão ralado(s)
azeite qb em vez de óleo
azeite qb em vez de óleo
Tempere os filés com sal, pimenta e suco de limão. Deixe descansar por 1 hora, no mínimo.Doure a cebola no óleo. Junte os tomates picados sem pele e sem semente.
Passe tudo na peneira. Salgue a gosto e junte o cheiro-verde, o alho, coentro e acrescente o leite de côco.
Junte a pimenta.
Unte uma fôrma refratária retangular com manteiga. Arrume os filés e por cima despeje o molho. Salpique com queijo ralado.
Leve ao forno por 30 minutos e regue de vez em quando com o próprio molho.
Na confecção da receita, acrescentei a mistura de ervas e especiarias no tempero inicial. Refoguei a cebola com azeite e a pimenta só usei no tempero. Salpiquei com o queijo ralado apenas 5 minutos antes de retirar do forno e ao mesmo tempo polvilhei com salsa picada.
Para acompanhar fiz um arroz de bróculos e para a próxima vez que fizer este petisco vou acompanhá-lo com umas massas espiral ou fusilli que acho que vão resultar também muito bem.
O pessoal cá da Tasca adorou esta forma diferente de cozinhar os filetes, o molhinho fica delicioso, uma Amiga nossa, a Paula, que almoçou connosco até comentou que o molho tinha um sabor agri-doce e pediu-me logo a receita para confeccionar em casa.
Recomenda-se!