domingo, 30 de novembro de 2008

Brisas do Lis



Logo que soube do blog Intercâmbio Culinário, administrado pelas foférrimas Axly, Ameixinha e Nana, tive vontade de participar. Através dele, contactamos (ou somos contactadas) uma amiga de Portugal, e trocamosreceitas: a amiga preparará uma receita enviada por nós, e típica daqui do Brasil, ao passo que nós prepararemos uma receita típica de Portugal, enviada por ela.
Quando soube pela Nana que a Cenourita estava a procura de um par, corri no blog dela, e deixei-lhe um recado, perguntando se gostaria de ser minha parceira. Em pouco tempo, ela me respondeu, muito querida e atenciosa, aceitando... trocamos alguns e-mails, e nos tornamos boas amigas...
Ea é uma pessoa muito querida e carinhosa, e conhecê-la foi um imenso prazer. Sabendo que sou uma boa formiguinha (amo doces, de todos os tipos), minha parceirinha fez questão de enviar apenas receitas doces... foi difícil escolher, pois todas pareciam tentadoras...Tanto é que guardei tudo, para ir fazendo aos poucos!!!
Acabei por escolher as Brisas do Lis, que são deliciosos bolinhos, típicos da cidade em que a Cenourita mora. Assim, aproveitava para homenagear a minha mais nova amiga.
A única coisa que não gostei, nos bolinhos, foi de ter sido obrigada a comer apenas um. São tão levinhos e deliciosos, que se eu não estivesse em dieta, certamente teria comido tudo sozinha...ou pelo menos metade, já que tenho mais duas formigas aqui para dividir os doces comigo.
Muito simples de se fazer, e melhores ainda de se comer, esses bolinhos passaram como brisa por aqui:não duraram nem meia hora. Dos 8 que consegui, peguei unzinho, o marido comeu 3 e a filhota 4... por poucoque sequer consigo tirar a foto!!!
A foto, aliás, ficou péssima... tirei correndo, os dois querendo comer o bolinho, e eu também não tinhaforminhas plissadas para colocá-los. Certamente voltarei a fazer essas delícias, mais bem preparada!!!Amei participar do Intercâmbio, e não vejo a hora de fazê-lo novamente...
Cenourita minha querida parceira,foi um prazer imenso tê-la conhecido!!! Ameixinha, Nana, Axly... vocês estão de parabéns pela iniciativa do Intercâmbio! Que ele dure por muitos, muitos e muitos anos!!!




Brisas do Lis


Ingredientes:


250 grs. de açúcar
3 ovos
3 gemas
50 grs. de miolo de amêndoa ralada (usei farinha de amêndoa)
manteiga q.b. (para untar as forminhas)


Modo de Fazer: Misture todos os ingredientes, menos a manteiga, de maneira a que fiquem apenas ligados... não precisa bater muito, só misturar mesmo. Deita-se o preparado em formas redondas de queques (usei formas para empadinhas, enchendo-as até a metade), muito bem untadas com manteiga. Levam-se os doces ao forno quente, cerca de 10 minutos, mas convém verificar se estão cozidos (faça o teste do palito... eu os assei em forno moderado - 180ºC - por 20 minutos, para que não esturricassem). Desenforme e sirva em forminhas de papel plissado.