sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Casquinhas de Camarão



As meninas do Intercâmbio Culinário Brasil-Portugal convidaram-me a participar no seu blog e eu, como fã, do que todas fazem e publicam não podia dizer que não.
Coloquei foi uma “condiçãozinha”: como o meu blog privilegia receitas light e diet, a pessoa com quem eu fizesse a troca de receitas teria de me fornecer receitas do Brasil com estas características. As meninas não se opuseram e eu fiz o convite a uma das minhas primeiras amigas da internet nestas andanças da cozinha. Convidei a Tânia do Zakuskas e ela teve a gentileza de aceitar o meu convite de imediato.
Depois de alguns e-mail com informações sobre o desafio e com a troca de receitas, optei por fazer estas Casquinhas de Camarão. Para os portugueses, que não sabem, casquinha é uma concha. Como tal, a receita são conchas recheadas com um creme de camarão. Achei que seria uma receita deliciosa e que teria uma apresentação excelente para uma entradaou snack ligeiro, mas eu não resisti e comi mesmo ao almoço.
A escolha estava feita, mas havia um problema. Não encontrei as conchas em Portugal. Sei que existem, mas estamos no Inverno (Muito frio por sinal!!) e as conchas aparecem mais no Verão. Esta situação foi facilmente ultrapassada porque a Tânia, é uma querida, e resolveu presentear-me com as casquinhas. Enviou–me um pacote com 12 casquinhas e um avental com uma badeirinha brasileira. É claro que adorei o presente. Muito obrigada, Tânia.
Bom, mas vamos lá falar da receita. Facílima de fazer e muito saborosa. Tem um sabor muito tropical pelo camarão e pelo leite de coco. Sabe a praia e a verão. Não tive dificuldades de maior. Só tive um pequeno percalço com a farofa. Esqueci-me completamente de comprar farinha de mandioca (Má organização minha, eu sei, já me penalizei por isso!) e no dia em que fiz a receita não havia maneira de sair para ir comprar. Já estava tudo feito e falta a farinha!!! Que fazer? Lembrei-me que em tempos já tinha comido farofa de milho. Corri à internet para confirmar e encontrei. Resolvi então fazer a farofa da mesma maneira, mas com farinha de milho e, em vez de margarina, utilizei azeite. Esta opção deve-se apenas ao facto de eu nunca utilizar margarina (sinceramente, nem tenho em casa). Nunca tinha feito farofa, mas julgo que ficou bem. Ficou amarelinha e soltinha. Excelente para polvilhar.
Adorei a receita e adorei a experiência. Quero repetir. Se alguma das meninas quiser fazer uma receita light ou diet, avisem-me. Eu aceito logo.

Calorias: +/- 100 Kcal por porção.
Tempo de Preparação: 30 minutos preparação, 10-20 no forno.
Quantidade: 12 casquinhas.
Ingredientes
Recheio
500g de miolo de camarão (utilizei congelado)
1 limão
1 cebola média picada
1 dente de alho picado
2 colheres de sopa de azeite
2 tomates sem pele picados
50ml de leite de coco (Quem não gosta pode substituir por leite magro ou caldo de camarão)
2 fatias de pão de forma sem côdea (utilizei integral)
Leite magro q.b.
Sal e Pimenta q.b.
Salsa ou coentros picadinhos (Utilizei coentros)
Farofa
1 chávena de café de farinha de mandioca peneirada (Esqueci-me de comprar e utilizei farinha de milho)
1 colher de café de açafrão
1 colher de sopa de margarina (utilizei Azeite)
Sal a gosto


Preparação
1. Tempere o miolodo camarão (já descongelado) com o sumo do limão e sal. Reserve.
2. Demolhe as duas fatias de pão em leite magro.
3. Pique a cebola, o alho e os tomates.
4. Numa panela anti-aderente aqueça 2 colheres de azeite e coloque o alho e a cebola para dourar.
5. Junte os tomates aos cubinhos. Mexa por alguns minutos e coloque o camarão e o pão escorrido e esfarelado. Mantenha o lume baixo.
6. Junte sal, pimenta e o leite de coco.
7. Deixe apurar. No entanto, não deixe o camarão cozinhar por mais de 10 minutos. Antes de retirar do lume, pique os coentros/salsa e junte ao camarão.
8. Para fazer a farofa, coloque a farinha de mandioca numa frigideira anti-aderente. Junte o açafrão, uma pitada de sal e, por último a margarina/azeite.
9. Se utilizar margarina , mexa bem de forma a fazer com que a margarina derreta aos poucos. Se utilizar azeite, mexa bem para que a farofa fique homogénea. A farofa ficará com um tom amarelo.
10. Distribua o creme de camarão por 12 casquinhas, polvilhe com a farofa e leve ao forno para gratinar (O meu forno é péssimo para gratinar, as minhas conchas não ficaram muito coradinhas.)


Sugestão: Existem outras versões destas casquinhas que incluem outros frutos do mar, como mexilhões, lulas, polvo, etc.
Apreciação: Adorei. O creme de camarão fica muito aveludado e o sabor do leite de coco é excelente. Ficamos com vontade de praia e calor. Julgo que este creme de camarão ficará lindamente com uma massa (esparguete, tagliatelli, espirais, etc.).
Fonte de Inspiração: Tânia, Zakuskas.
Fotos: Susana B.