sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Bacalhau Assado com Broa



Fiquei feliz quando Susana convidou-me para ser sua parceira do Intercâmbio Culinário Brasil-Portugal! A Susana, assim como eu, é adepta a receitas com moderadas calorias. Quando comecei a selecionar algumas receitas típicas para que ela escolhesse, é que me dei conta de que como a Cozinha Brasileira é calórica! Mas nada que não pudéssemos fazer algumas adaptaçõezinhas e cumprir o Desafio. Trocamos receitas e fiquei tentada a fazer todas (não significa que não as farei) mas para esta publicação optei pelo ingrediente, que é quase um sinônimo de comida portuguesa: o Bacalhau!


Minha única dificuldade foi encontrar uma legítima Broa Portuguesa de Milho. Apesar de peregrinar por dezenas de padarias (sem exageros, pois quem é de São Paulo sabe), a Broa de Milho que aqui encontrei é adocicada, com sementes de erva doce, nada parecido com a Broa de casca rústica que a Susana gentilmente me mandou fotos, na intenção de que eu encontrasse a certa. Então comprei o que aqui chamamos de "Pão Português", feito com farinha de trigo, casca rústica, durinha e farinha de milho polvilhada por cima....a massa lembra a de pão italiano, meio azedinha.


Bacalhau Assado com Broa
Ingredientes:
Para 4 a 5 pessoas
1 lombo de bacalhau
1 kg de miolo de broa de milho
1 copo e meio de vinho branco
1 folha de louro5 colheres de sopa de azeite (para a crosta)
2 colheres de sopa de azeite (para assar o bacalhau)
2 dentes de alho
1 cebola
1 colher de sopa (rasa) de colorau
sal
pimenta
Demolha-se muito bem o bacalhau. Depois de escorrido coloca-se num tabuleiro com meio copo de vinho, pimenta, louro e duas colheres de sopa de azeite. Leva-se ao forno só para estalar. Numa tigela, à parte, amassa-se o miolo da broa esfarelada com um copo de vinho branco (não usei-o todo, pois achei que ia ficar muito mole), os alhos picados, a cebola picada, o colorau e o azeite. Tempera-se com sal e pimenta e espalha-se esta pasta sobre o bacalhau, que entretanto se retirou do forno.Introduz-se o bacalhau novamente no forno e deixa-se alourar bem a crosta. Depois desta bem dourada, serve-se o bacalhau com as batatinhas pequenas alouradas em manteiga, margarina ou banha. (servi com Batatinhas Assadas no saco)


Uma taça de delicioso tinto da região do Douro, para acompanhar.... Tin-Tin!

Prato simplesmente delicioso! Mesmo convivendo há 18 anos com portugueses (marido/sogra/sogro) ainda não havíamos provado Bacalhau feito desta maneira. Talvez por pura falta de oportunidade e comodismo, ficando sempre com as receitas mais tradicionais. Gostamos muito! Ah, Adorei participar deste Intercâmbio! Além de conhecer pessoas maravilhosas além-mar ( A Susana é um doce de pessoa!), mesmo que virtualmente, abrir as portas para novos sabores é uma experiência prazeirosa que pretendo repetir outras vezes!