quarta-feira, 25 de março de 2009

Galinha à Portuguesa

Esta é a minha primeira participação no Intercâmbio Culinário, um evento de troca de experiências entre Brasil e Portugal que tem aproximado pessoas e mostrado o que há de melhor nas nossas culinárias.


Minha parceira querida é a Sandra do Experiências na Cozinha, que é portuguesa e mora bem longe com sua família, lá em Macau, na China. Durante o processo de escolha das receitas conversamos bastante, trocamos fotos e segredinhos, sempre tentando conciliar a diferença de fuso horário!

A Sandra me enviou algumas receitas: Ade com trate (pato com flor de lotus), galinha à portuguesa e de sobremesa pudim de manga e coscorão (parecido com struffoli).

Eu fiz a Galinha à Portuguesa, que a Sandra diz que é um prato muito característico em Macau e é de influência portuguesa mas com ingredientes macaenses. Nos restaurantes portugueses de lá não há essa galinha, só nos macaenses e em Portugal também não! Uma verdadeira fusion cuisine (cozinha de fusão)!

Minha opinião sobre o prato: maravilhoso... experimente esta delícia num almoço de domingo com a família! Eu fiz com leite de coco e sem, e as duas receitas... aprovadíssimas!

A receita está com a ortografia portuguesa mas acrescentei os equivalentes em português brasileiro. :-)

Galinha à Portuguesa



1 galinha (usei 2 kg de coxas e sobrecoxas)
2 cebolas pequenas, picadas
2 dentes de alho pequenos
2 – 3 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá mal cheia de caril (curry)
1 colher de chá mal cheia de açafrão (açafrão da terra)
1 colher de sopa de polpa de tomate
4 tomates
2.5 dl de leite de coco (usei 2 garrafas, achei 250 ml pouco)
Batatas q.b. (que baste)
Sal q.b
1 - 2 ovos cozidos
Coco ralado
Chouriço (sei que não é assim que se chama no Brasil será linguiça fumada?)
- Aqui se chama linguiça portuguesa, pode ser a calabresa também.

1) Refogue cebola e alho em azeite. Acrescente o caril (curry), o açafrão e a polpa de tomate. Junte a galinha em pedaços e deixe alourar.

2) Acrescente o tomate sem sementes cortado em 4 pedaços (eu retiro também a pele) e o leite de coco. Junte as batatas descascadas e cortadas em 4 pedaços. Tempere com sal e deixe cozer.

3) Deixe da galinha cozida, coloque num tabuleiro que vá ao forno, polvilhe com o coco ralado (esqueci-me desta etapa...). Decore com os ovos cozidos em rodelas e chouriço também em rodelas.
4) Leve ao forno para alourar a superfície, cerca de 30 minutos.

O que fiz de diferente:
- Temperei o frango umas duas horas antes só com sal.
- Só na hora de levar ao forno coloquei os tomates e usei apenas dois, para não desmancharem.
- Acrescentei cebolinha picada na hora de servir.