quinta-feira, 30 de abril de 2009

Carneiro ao leite de coco


Esta foi a minha primeira participação no Intercâmbio Culinário, organizado pela Ameixinha e pela Nana.Não podia ter sido mais afortunada com a parceira que me foi atribuída: um oceano pelo meio, mas sintonia total!
:)

Querida Lourdes, foi um prazer enorme partilhar esta experiência contigo. Fizeste dela um momento de amizade, o que tornou ainda mais deliciosa a refeição que escolhi entre todas as delícias que me sugeriste. A seu tempo, provarei uma a uma…

Em Portugal, a carne de carneiro é conhecida como borrego, e sendo este um prato típico do estado brasileiro do Piauí, a verdade é que cá em casa irá tornar-se um dos “tradicionais”.
Eu adorei, o meu Esparguete rapou o prato, e esta é a prova de que foi definitivamente aprovado.
Eu esperava um bom jantar, mas confesso que o sabor me surpreendeu: da marinada de vinho e vinagre combinada com o leite de coco e o sabor tão próprio desta carne, resultou num prato guloso!!
O molho que servi em separado rega o arroz e torna-se um petisco à parte.

Para quem me lê, aqui deixo um bocadinho dos sabores do Brasil, com o “saber de experiência feito” desta fantástica professora. Literalmente!




Para 4 pessoas

1 kg de carne de carneiro (borrego) limpa, partida em cubos
½ chávena de vinagre
1 chávena de vinho tinto seco
2 dentes de alho espremidos
Sal q.b.
Pimenta moída na hora
1 cebola média
2 tomates grandes, sem pele e sem sementes
1 pimento verde
2 colheres de sopa de banha
Colorau ou açafrão – usei os dois
300ml de leite de coco
1 maço de cheiro verde (salsa e cebolinho)

Preparação:
Tempere a carne com o vinagre, o vinho, o alho, o sal e a pimenta. Deixe repousar por umas 2 horas nesta marinada (deixei 6 horas).Aqueça a banha e refogue a cebola, os tomates e o pimentão, cortados em cubos. Acrescente a carne e reserve o caldo da marinada.Refogue bem e coloque um pouco de colorau e açafrão, apenas um pouquinho para dar cor.Regue a carne com o caldo do tempero. Baixe o lume e tampe a panela. Mexa de vez em quando e cozinhe devagar. Se precisar acrescente um pouco de água até cozinhar e ficar bem molinha.Quando estiver no ponto, acrescente o cheiro verde picadinho e o leite de coco. Mexa bem, deixe levantar fervura e desligue o lume.Sirva a carne bem regada com uma parte do molho, acompanhada de arroz branco e o restante molho à parte.





Notas:

- Preparei a receita reduzindo as quantidades para duas pessoas.