quinta-feira, 30 de abril de 2009

Coelho à Caçador




Foi a primeira vez que participei do Intercâmbio Culinário (http://intercambioculinario.blogspot.com/) à convite da Nana (http://mangacompimenta.blogspot.com/) parceira da Ameixinha nesta viagem deliciosa (http://canelamoida.blogspot.com/) onde me senti muito lisonjeada pelo convite e aceitei de imediato.

Através desse intercâmbio conheci minha parceira de Portugal, a linda Gasparzinha (http://nosoup-foryou.blogspot.com/) que me mandou receitas típicas de Portugal deliciosas.
Optei pelo " Coelho à Caçador" pois aqui em casa este prato seria novidade para o marido e os filhotes. Eu já tinha provado uma vez no Senac e sabia que era um prato de sabor fantástico.
Não vou mentir pra vocês, mas, eu preparei o prato e não disse aos Três Mosqueteiros aqui de casa que era um coelho.
Todos comeram muito bem, inclusive a namorada de um dos Mosqueteiros. Quando eu disse ser coelho, quase fui linchada!

No Brasil, nós sabemos que o coelho não é um trivial à mesa. Vemos o bichinho como mimoso e delicado, que só serve para estimar. ..nunca numa panela!
Meus filhos lembraram da infância quando tinham o "Hebert", branquinho e de olhos vermelhos, o menor mascote da casa. Me chamaram de desalmada e carrasca infâme. Ninguém repetiu o prato! Mas no dia seguinte arrumei outros comensais.
Valeu a pena ter experimentado um prato típico de Portugal e mais ainda, ter conhecido a Gasparzinha que já considero minha afilhada de coração.
Parabéns e obrigado à Nana e a Ameixinha. Para a Gasparzinha obrigado e a certeza de uma grande amizade.

COELHO À CAÇADOR

1 coelho limpo e cortado em pedaços grandes
batatas à gosto
cebola quanto baste
1 xícara de vinho tinto
alho quanto baste
folhas de louro
pimenta à gosto
1 ramo de salsa
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de banha
2 tomates sem pele e sem sementes

De véspera, preparar uma marinada com vinho tinto, alho, louro, pimenta e deixar nela os pedaços de coelho.
No dia seguinte, colocar em uma panela e levar ao fogo brando o coelho e sua marinada, ao qual se junta à cebola partida em gomos, os tomates picados, o azeite e a banha. Refogue bem e deixe cozinhar por uns 20 minutos. Acrescente as batatas partidas e a salsa e cozinhe mais até a carne estar macia. Retire para a travessa de servir e enfeite com cebolinha picada.