sábado, 25 de abril de 2009

Cuscuz de Tapioca


Esta é a minha estreia no Intercâmbio Culinário!
Tinha que optar por algo típico brasileiro, e apesar de existir uma infinidade de ingredientes e receitas que quero testar, não resisti à brancura desta sobremesa...uma maravilha de coco e tapioca, que veio do blog da minha parceira Marly!
Surgiram-me algumas dúvidas pelo caminho, mas contei com o auxílio imprescindível da Marly, uma simpatia, super prestável e atenta...:)

Este doce é fantástico, uma espécie de pudim, no qual sobressai o fresco sabor do coco, com consistência idêntica à do arroz doce enformado (mas não tem nada a ver)...hehehe
Fiz metade da receita original e deu-me para 6 fatias generosas...
A Marly regou-o com leite condensado, eu optei pelo chocolate negro (derretido em leite) e obtive 6 Bountys gigantes! :)
Uma frescura carioca, muito simples e deliciosa!





Ingredientes:
- 250g de tapioca
- 400ml de água
- 150ml de leite integral (usei magro)
- 100ml de leite de coco
- 180g de açúcar (usei frutose)
- 200g de coco ralado
- Uma pitada de sal
- Chocolate negro ou leite condensado qb


Preparação:
Coloque a tapioca num recipiente. Junte o sal e o açúcar e misture tudo.
Entretanto, leve ao lume a água, o leite e o leite coco. Quando levantar fervura, retire e deite sobre a tapioca, mexendo bem. Cubra o preparado (usei um pano). Alguns minutos depois, começa a ganhar consistência e nessa altura, junta-se metade do coco ralado e mistura-se tudo muito bem.

Coloque a massa num pirex ou em tacinhas, deixe arrefecer e polvilhe com o restante coco.Leve ao frigorífico, cerca de 4horas, bem tapado, para que endureça. Retire e desenforme.

Sirva coberto com um pouco de leite condensado ou chocolate negro.

Yummi, yummi! :)